quarta-feira, 1 de julho de 2015

A Copa Itaipava de futebol amador foi cancelada

 Colocaram água no chopp da Itaipava



Bom, pegando a todos de surpresa, a 1ª Copa Itaipava foi...cancelada! É isso mesmo minha gente, povo varzeano das quebradas. O que realmente aconteceu? não se sabe, mas segundo comunicado que recebemos via whatsap, o problema parece ser grana, pois se fala em “concessões”.

Perguntas ficarão no ar: Será que a Itaipava desistiu porque o nome da copa estava muito enraizado no da (nem tão) concorrente Kaiser? Ou o montante que a empresa investiria não teria tanto retorno assim?. O lucro da empresa organizadora não foi o previsto? Será que por ser a patrocinadora do campeonato paulista ela estava de certa forma sendo "forçada" a patrocinar também o futebol amador? ou o contrato não estava assinado e a organização se precipitou?

Só para mencionar, a cerveja em questão (Itaipava) tem uma aceitação boa em São Paulo, perderam a oportunidade de ao menos tentar alavancar vendas e dar mais visibilidade a marca. Lembrando que nos campos em que os jogos da antiga Copa Kaiser aconteciam, teoricamente só podiam vender cervejas da marca patrocinadora. Em alguns lugares isso não acontecia, já que o boteco da frente vendia outras marcas e ninguém era proibido de entrar com uma latinha alheia para assistir aos jogos. Havia apenas um acordo de cavalheiros e as vezes "um puxão de orelha" que de certa forma era bem respeitado.

Mas a desistência é uma perda, pois o campeonato nesses moldes era interessante.  A reação nas redes sociais foi péssima e essa indignação vai respingar indiretamente tanto para a Evidência, tanto para a Itaipava. Em minha análise os torneios considerados independentes, como festivais e a liga LOCFA (Liga Organizadora de Clubes do Futebol Amador) e sua Libertadores da Várzea ganham ainda mais em importância esse ano. Enfim a várzea continua com ou sem a Federação Paulista de Futebol e os times, mesmo simplórios, tem a força desse povo. Portanto meus amigos, não estão desamparados, temos a Copa da Paz, Copa Negritude, Copa Nove de Julho e outras tantas alternativas, que mesmo de maneira as vezes improvisada, simples e humilde, fazem a diferença na periferia futebolística.


Nenhum comentário:

Postar um comentário