terça-feira, 30 de junho de 2015

Só Quem É na raça empata o jogo nos acréscimos e ganha nos pênaltis do Unidos do Ester

Bolacha marca golaço de falta e leva o jogo para as cobranças de pênaltis

Sábado (28/06), jogo emocionante pelas Oitavas de Final da 8ª Edição Copa da Paz 2015, a partida foi entre as equipes do Só Quem É FC do Sapé que perdendo o jogo foi buscar o gol de empate nos acréscimos e ganhou nos pênaltis do Unidos do FC.
Perdendo ate os 39 minutos do segundo tempo já dando adeus a copa da paz, o zagueiro Bolacha marca o gol salvador e empatada o jogo, levando para as dramáticas cobranças de pênaltis.


O jogo começou e o Unidos do Ester foi para o ataque, NIl arriscou do meio da rua o goleiro Doni fez boa defesa colocou para escanteio.
Outra boa jogada do Unidos do Ester veio no ataque seguinte com o atacante Binho que arriscou da entrada da área o goleiro Doni exigido fez outra boa defesa espalmou para escanteio.
O gol do Unidos do Ester foi um golaço o atacante Binho recebeu passe fitou o zagueiro e soltou a bomba bola entrou na gaveta sem chances para o goleiro Doni que pulou mais não conseguiu fazer a defesa.



                                 

A resposta do Só Quem É, aconteceu aos 28 minutos Jhony arriscou da direita e passou raspando a trave do goleiro Rafael e saiu em tiro de meta.

VER MAIS IMAGENS AQUI

Na segunda etapa Unidos do Ester teve a chance de matar a partida, Luquinhas recebeu passe na entrada da área e soltou a bomba a bola explodiu no travessão e saiu quase gol do Unidos.
A resposta do Só Quem É veio no contra-ataque Jhony bateu no cantinho do goleiro Rafael que foi buscar fez grande defesa espalmando para escanteio.
E aos 14 minutos o atacante Leonardo teve a chance de fazer o gol, cabeceou no canto do goleiro Doni que se esticou todo e fez linda defesa espalmando para escanteio.




A melhor chance do Só Quem É  foi aos 25 minutos  Daniel recebeu lançamento e deu o passe de peito para Leo que cabeceou para fora perdendo o gol.
Já nos acréscimos contra-ataque do Unidos do Ester o atacante Leonardo saiu sozinho fitou o goleiro Doni e perdeu a chance de liquidar a partida e adiantou a bola que saiu em tiro de meta.
E quem não faz toma, veio o castigo na ultima bola do Jogo falta frontal para o Só Quem É o zagueiro Bolacha ajeito com carinho e bateu com perfeição sem chances para o goleiro Rafael partida empatada.

Com a partida empatada a vaga nas quartas de final foi decidida em cobranças de pênaltis e com calma e competência o Só Quem É se classificou, e cai pegar o Nove de Julho a partida esta marcada para o dia (04/07) as 18hrs30.

                                        



Campo Arena Claro Paraispolis – Zona Sul – SP
Data: 27/06/2015 – Hora: 14hrs30
Arbitro: Willians Costa Leonardo Moura
Assistente I: Leonardo Moura
Assistente II: Silvio Feliesmino
Mesaria: Dayane Tavares
Gols: Bolacha (Só Quem É) – Binho (Unidos do Ester)

Só Quem É FC: 12- Doni; 2- Clovis (6- Piu), 3- Gilson, 4- Bolacha, 7- Negão (5- Evenaldo), 8- Gé, 18- Evinho, 21- Jhony, 10- Matheus (20- Daniel), 15- Charles e 11- Edinho – Banco de reservas: 1- Dú; 5- Evenaldo, 6- Piu, 9- Leo, 13- Berry, 20- Daniel – Técnico: Eder

Unidos do Ester FC: 1- Rafael; 4- Buiu, 16- Carlos, 17- Nil (9- Leonardo), 6- Thiago, 18- Pitel (3- Bruno), 8- Erick, 7- Indio (19- Jucelino), 5- Mauricio, 11- Luquinhas (14- Manoel) e 20- Binho – Banco de reservas: 2- Luiz, 9- Leonardo, 3- Bruno, 13- Carlos, 19- Jucelino, 14- Manoel – Técnico: Cicero


Por: Eduardo Lima – Fotos: Luciana Leal

Milianos joga pro gasto e bate por 1 a 0 o Aliança

Rafael marca o único gol do Milianos

Sábado (27/06­), jogando por uma vaga as quartas de final da 8ª Copa da Paz 2015, o Adc Milianos do Jardim Rosana bateu por 1 a 0 o Aliança FC do Parque Europa.


O jogo começou o Milianos já mostrou o cartão de visita, aos 3 minutos o meio campista Di foi lançando na direita e chegou batendo forte o goleiro Jau fez ótima defesa espalmou para escanteio.
O gol do Milianos veio de bola parada, o volante Serginho bateu falta a bola desviou no meio do caminho e o lateral direito Rafael dominou sozinho dentro da área e soltou a bomba na saída do goleiro Jau que não conseguiu fazer a defesa.


VER MAIS IMAGENS AQUI

Aos 19 minutos quase saiu o segundo gol do Milianos, Rodrigo fez boa jogada individual e bateu pro gol bola explodiu na trave e no rebote Thiaguinho chutou colocado e o obrigou o goleiro Jau a se esticar e fazer ótima defesa espalmando para escanteio e evitando o gol.
O Aliança não conseguiu bater pro gol, ficou preso na marcação as melhores chances foram em cobrança de falta que o zagueiro Jardel chutou todas para fora e longe do gol do goleiro Diego.






O segundo tempo o Milianos com a vantagem no placar, ficou na retaguarda se fechou na defesa fazendo um paredão, a bola nem chegou no gol do goleiro Diego.
O Aliança como não tinha jogado no primeiro tempo, no segundo foi pior ainda não conseguiu criar, um dia para ser esquecido. O show pela parte do Aliança foi com a torcida que todos os jogos compareceu em massa e na arquibancada fez sua parte incentivando o time, que em campo no ultimo jogo não correspondeu.


O Milianos com a vitoria vai encarar nas quartas de final o Gangster.





Campo Arena Claro Paraispolis – Zona Sul – SP
Data: 27/06/2015 – Hora: 17hrs30
Arbitro:  Aleksandro Ischingi
Assistente I: Leonardo Moura
Assistente II: Willians Costa
Mesaria: Dayane Tavares
Gol: Rafael (Milianos)

Adc Milianos – Jd Rosana: 12- Diego; 2- Rafael, 3- Marcelinho, 4- Juninho (22- Kanu), 5- Le (13- Clayton), 21- Serginho, 20- Rodrigo,19- Juninho (26- Paraíba), 11- Thiaguinho (8- Elton), 9- Nandinho - Banco de reservas: 10- Daniel, 8- Elton, 14- Ricardinho, 22- Kanu, 17- Everton, 13- Clayton, 26- Paraíba - Técnico: Delei

Aliança FC – Pq Europa: 12- Jau; 2- Diego, 34- Will, 22- Jardel, 5- Ducael, 7- Edgar, 16- Sedorf, 10- Moroto, 26- Elielton, 23- Buiu, 9- Tonho - Banco  de reservas: 18- Messias, 11- Hudson,  21- Leitão - 19- Buiu - Técnico:Marcio


Por Eduardo Lima – Fotos: Luciana Leal

Nove de Julho resolve a parada no primeiro tempo

Pit Bull está nas quartas de final após golear por 3 a 0 o Paraíba

Sábado (28/06), partida da Oitavas de Final da 8ª Copa da Paz 2015, jogando na Arena Claro Paraisópolis, o confronto foi entre as equipes do Nove de Julho FC da Casa Verde Alta bateu por 3 a 0 o Paraíba FC do Jardim Colombo.
Nove de Julho fez os três gols da partida foram marcados ainda no primeiro tempo.


A partida começou e na bola parada o Nove de Julho marcou o gol, Diego bateu escanteio e o zagueiro Kauê subiu no segundo andar e cabeceou forte sem chances para o goleiro Alessandro.
Nem deu tempo de  comemorar o Nove de Julho fez o segundo gol, novamente Diego bateu escanteio e o atacante Lê subiu e cabeceou a bola desviou no zagueiro e matou o goleiro Alessandro.
O Paraíba na saída da bola quase fez o gol, o atacante Alberto arriscou do meio campo chute forte a desviou no meio do caminho e quase enganou o goleiro Felipe que teve tempo de voltar e fazer ótima defesa.


Na velocidade o Nove de Julho chegou ao terceiro gol, Duilio recebeu lançamento na direita foi na linha de fundo e cruzou o atacante Lê que cara a cara com o goleiro Alessandro fuzilou fazendo seu segundo gol na partida e o terceiro do Nove de Julho.
No fim do primeiro tempo o meio campista Bruno cobrou rápido a falta para Niltinho que chutou forte no meio do gol goleiro Felipe atento fez a defesa.
Esse foi o primeiro tempo que o Nove de Julho marcou dois gols na bola parada e o terceiro no contra-ataque, o Paraíba preso na marcação não conseguiu jogar sentiu o jogo ficou só olhando o Nove de Julho comandar a partida.


VER MAIS IMAGENS AQUI

No segundo tempo aos 10 minutos jogada mais dura o atacante Lê do Nove de Julho foi expulso, com 1 homem a menos, o técnico Ederson Araujo fechou a casa.
O Paraíba teve o bom momento com o Bruno fez a jogada individual e arriscou pro gol, goleiro Felipe fez a defesa.
E no fim do jogo o atacante Lipe de falta bateu a bola passou raspando o travessão do goleiro Felipe e saiu em tiro de meta. Com a vitoria o Nove de Julho esta nas quartas de final, o confronto vai ser dia (04/07), as 18hrs30 contra o Só Quem É.




Campo Arena Claro Paraispolis – Zona Sul – SP
Data: 27/06/2015 – Hora: 18hrs30
Arbitro: Tiago de Mattos
Assistente I: Aleksandro Ischingi
Assistente II: Silvio Feliesmino
Mesaria: Dayane Tavares
Gols: Kauê e Lê (aos 8 1ºT e aos 25 1ºT) (Nove de Julho)

Nove de julho FC Casa Verde Alta: 1- Felipe; 2- Caio (14- Erick), 3- Anselmo, 4- Kauê, 5- Ferradura (13- Kauê Alves), 6- Valter (15-Willian), 8- Diego, 10- Mosquito (21- Lele), 7- Romerito, 9- Lê e 19- Duilio (11- Caju) – Banco de reservas: 11- Caju, 13- Kauê Alves, 14- Erick, 15- Willian, 16- Tatu, 17 Wellington, 21- Lele – Técnico: Ederson Araujo

Paraíbas FC- Jardim Colombo: 1- Alessandro; 2- Daniel (20- Mauricio), 3- Bibi (16- Jardel), 4- Dega, 5- Niltinho, 6- Baiano (13- Moises), 7- Lipe, 8- Tales, 21- Alberto, 10- Bruno e 11- Bruninho (14- Richard) – Banco de reservas: 12- Miné; 20- Mauricio, 13- Moises, 14- Richard, 16- Jardel – Técnico: Thiago


Por: Eduardo Lima - Fotos: Luciana Leal

Favela atropela o São Carlos e é campeão da 5ª copa Nove de Julho 2015



Domingo (28/06), o Cdc Anhanguera recebeu a final geral da 5ª Edição da Copa Nove de Julho 2015, em campo o confronto foi entre as equipes do Favela FC do Heliópolis que goleou por 5 a 0 o EC Jardim São Carlos.



A final começou e nem deu tempo do São Carlos se ajeitar em campo já tomou o gol, o lateral direito Samuel recebeu passe foi na linha de fundo e bateu cruzado o atacante Willian sozinho debaixo do gol só teve o trabalho de empurrar para o fundo da rede.
O São Carlos respondeu na sequencia, o lateral esquerdo Rinaldo tocou para o meio campista Marcinho que dominou e bateu forte o goleiro Celso atento fez grande defesa.
Aos 8 minutos o atacante Magrão recebeu lançamento fez o giro em cima do zagueiro e bateu forte goleiro Marins fez ótima defesa segurando firme.




O segundo gol do Favela foi de falta, aos 15 minutos o meio campista Sarrafo ajeito com carinho e bateu a falta com estilo passou por cima da barreira o goleiro Marins até tentou fazer a defesa, mais a cobrança perfeita entrou na gaveta golaço.


Quase o Favela fez o terceiro ainda no primeiro tempo, Willian foi lançado na esquerda ganhou na força da zaga e invadiu a área e o goleiro Marins fechou bem o ângulo e fez linda defesa espalmando para escanteio.

Depois que tomou a pressão o São Carlos chegou aos 28 minutos, e de bola parada Marcinho bateu a bola passou perto do gol do goleiro Celso e saiu.
E no fim do primeiro tempo o São Carlos quase diminuiu, Maurilio recebeu na intermediaria e o atacante Jo que soltou a bomba chute forte e o goleiro Celso fez linda defesa espalmando para escanteio e evitando o gol.





VER MAIS IMAGENS  AQUI

No segundo tempo o São Carlos perdendo teve que se arriscar mais no ataque, e aos 5 minutos Claytinho dominou na entrada da área e bateu forte goleiro Celso atento fez outra grande defesa espalmando para escanteio.
O Favela com a mesma postura ofensiva, quando chegava ao ataque sempre levava perigo, Samuel fez boa jogada na direita foi na linha de fundo e cruzou o atacante Magrão chegou de frente pro gol e soltou a bomba goleiro Marins fez excelente defesa.
Aos 21 minutos Claytinho de fora da área arriscou o chute goleiro Celso fez boa defesa.






O São Carlos continuou atacando, aos 25 minutos Thiaguinho foi na linha de fundo e tocou para Bruno que dominou dentro da pequena área e bateu no cantinho o goleiro Celso se esticou todo e fez excepcional defesa com as pontas dos dedos.
No contra-ataque o Favela chegou aos terceiro gol,  o atacante Magrão recebeu passe invadiu a área e o zagueiro fez pênalti, o meio campista Romario chamou a responsabilidade e bateu bem deslocando o goleiro Marins..




Na velocidade o Favela ampliou a goleada, a bola sobrou para o meio campista Fernandinho que bateu forte e rasteiro no cantinho do goleiro Marins que não conseguiu fazer a defesa., ampliando a goleada 4 a 0.
E no fim do jogo ainda deu tempo de fazer o quinto gol, Coquinho foi lançado e saiu em disparada o goleiro Marins fez o pênalti e foi expulso, o goleiro Renatinho entrou e não conseguiu fazer a defesa, Samuel bateu forte e fez o gol fechando a goleada Favela 5 a 0 São Carlos.


Com a goleada a torcida gritando é campeão só foi esperar o apito final do arbitro para comemorar com o time em campo.



Campo: Cdc Anhanguera  - Zona Sul – SP
Data: 28/06/2015 – Hora: 15hrs30
Arbitro: Marcelo Ribeiro
Assistente I: Vanderlei André
Assistente II: Carlos Brito
Mesário: Paulão
Gols: Willian, Sarrafo, Fernandinho, Romario e Samuel (Favela)

Favela FC – Heliópolis: 1- Celso: 2- Samuel, 3- Claudio (16- Leandro), 4-  Ronaldo, 5- Henrique, 6- Testa, 7- Romario, 18- Sarrafo (8- Fernandinho), 10- Nenen (20- Mirandinha), 26- Willian (19- Jaja) e 9- Magrão (13- Coquinho) – Banco de reservas: 8- Fernandinho, 13- Coquinho, 14- Tatui, 16- Leandro, 17- Ro, 19- Jaja, 20- Mirandinha, 22- Forb – Técnico: Japonês – Auxiliar: Junior

EC São Carlos: 12- Marins; 2- Thiaguinho, 3- Marquinhos, 4- Rafael, 5- Wellington, 6- Rinaldo (15- Roque), 7- Bia (18- Renato), 8- Claytinho, 9- Maurilio, 10- Marcinho (13- Guilherme), 11- Jo (20- Bruno) – Banco de reservas: 1- Renatinho; 14- Braz, 13- Guilherme, 15- Roque, 16- Jeremias, 17- Luizinho, 18- Renato, 19- França, 20- Bruno – Técnico: Juninho – Auxiliar: Baiano

Por: Eduardo lima

Corinthians quebra o jejum de 6 anos e é campeão da Divisão Especial de São Bernardo do Campo 2015

Domingo (28/06), no Estádio 1º de Maio aconteceu a grande final da divisão especial do futebol Amador de São Bernardo do Campo 2015, o confronto foi entre as equipes do SE Corinthians consagrou campeão após bater por 2 a 1 o EC DER.
Torcida do DER compareceu em massa, fez o seu papel incentivou o time do começo ate o fim do jogo.


Lutando pelo Bicampeonato o EC Der tinha a missão de ganhar entrou em campo acelerado errando muitos passes e não chutando a gol no primeiro tempo, já o SE Corinthians jogando pelo empate entrou em campo com o regulamento debaixo do braço sem pressa, controlando a partida.


O primeiro chute a gol foi do Corinthians e saiu o gol, aos 29 minutos o meio campista Aurélio aproveitou o espaço e arriscou da entrada da área chute forte pingou e pegou velocidade o goleiro Renan não conseguiu fazer a defesa para delírio dos poucos torcedores do Corinthians.


O Der chegou com perigo só aos 37 minutos, o atacante Max recebeu lançamento na esquerda foi na linha de fundo e cruzou Hulk cabeceou no meio do gol e o goleiro Felipe fez a defesa sem maior dificuldades.
E o no fim do primeiro tempo o meio campista Di fez boa jogada individual e arriscou pro gol a bola passou raspando a trave do goleiro Renan e saiu em tiro de meta.


VER MAIS IMAGENS AQUI

No segundo tempo o Corinthians ampliou o placar aos 5 minutos, o atacante Tatu aproveitou o cruzamento e de trivela bateu no cantinho do goleiro Renan que pulou mais nem viu a cor da bola.
O DER no ataque seguinte teve a chance com a bola parada, Caio bateu forte o goleiro Felipe seguro fez boa defesa.
Na pressão o DER diminuiu o placar, o atacante Max impedido fez o gol que foi anulado.
Outra boa jogada do DER foi com o atacante Max que recebeu passe na direita chegou batendo de primeira o chute forte goleiro Felipe fechou bem o ângulo e fez boa defesa espalmando para escanteio.


Não era o dia do DER a bola não queria entrar, Silas fez boa jogada na esquerda e cruzou e Max se jogou na bola debaixo do gol a bola foi para fora perdendo o gol feito.
E no fim do jogo o meio campista Raul fez um golaço acertou o chute na gaveta sem chances para o goleiro Felipe diminuindo o placar.

O Corinthians só esperou o apito do árbitro  para comemorar o titulo tão esperado depois de (6) anos.



Campo: Estádio 1º de Maio  - Sbc
Data: 28/06/2015 – Hora: 10hrs00
Arbitro: Huelton Eusebio
Assistente I:Guilehrme Holanda
Assistente II: Denis Gonçalves
4º Arbitro: Ilaneuton Pereira
Gols: Aurélio e Tatu (Corinthians) – Raul (DER)

SE Corinthians: 1- Felipe; 2- Didi (20- Betinho), 3- Felipe, 4- Jeremias, 27- Wellington, 6- Roque, 7- Di (25- Tadeu), 5- Everton (15- Braz), 9- Nono (18- Pele), 10- Aurélio (8- Felipe) e 11- Tatu (28- Pit Bull) – Banco de reservas: 12- Vinicius; 8- Felipe, 15- Braz, 14- Barriga, 20- Betinho, 17- Felipinho, 19- Kekeu, 28- Pit Bull, 25- Tadeu, 18- Pele – Técnico: Robson

EC DER: 1- Renan, 2- Daniel (15- Daniel), 13- Alemão, 4- Diego, 5- Neto (22- Edilson), 6- Silas, 7- Raul (21- Daniel Mello), 26- Caio (10- Diego), 11- Max e 9- Hulk – Banco de reservas: 12- Duda; 21- Daniel Mello, 14- Fabio, 22- Edilson, 20- Biluca, 16- Tony, 15- Daniel, 10- Diego, 23- Ratão, 18- Marcel – Técnicos: Erinaldo e Ceara


Por: Eduardo Lima

Palmeirinha quebra o tabu e vence por 1 a 0 Tiradentes

Fumaça marca golaço de falta e coloca o Palmeirinha nas quartas de final

Sábado (27/06), rodada decisiva pela Oitavas de Final 8ª Edição Copa da Paz 2105, a partida de mata-mata entre as equipes do Associação Palmeirinha do Paraisópolis que se classificou para as quartas de final após vencer o por 1 a 0 o EC Tiradentes.


Pelo terceiro ano consecutivo Tiradentes e Palmeirinha duelam pela oitavas da copa da paz, a equipe da zona leste levava vantagem nunca tinha perdido.
O Palmeirinha começou a partida atacando, logo aos 3 minutos o meio campista Rodrigo arriscou o chute da entrada da área o goleiro Binha fez a defesa parcial no rebote Tinho ia bater pro gol assistente deu impedimento.
A resposta do Tiradentes veio no ataque seguinte, o lateral direito Buiu foi à linha de fundo e cruzou a bola desviou na cabeça do zagueiro e atacante Robinho meio sem jeito bateu de primeira para fora.
Aos 7 minutos com a bola parada o Tiradentes teve o bom ataque, Mailson bateu de longe a chute forte o goleiro Juninho bem colocado fez boa defesa segurando firme sem rebote.

O gol do Palmeirinha veio de bola parada, o meio campista Fumaça ajeitou com carinho e bateu colocado com perfeição sem chances para o goleiro Binha.


O Tiradentes não se abalou com o gol sofrido e foi para o ataque, Robinho bateu falta o goleiro Juninho foi buscar fez linda defesa espalmando para escanteio e evitando o gol de empate.


VER MAIS IMAGENS AQUI

O segundo tempo começou com o Tiradentes em cima, aos 3 minutos o lateral direito Buiu recebeu passe foi na linha de fundo e bateu cruzado a bola passou na boca do gol e ninguém do Tiradentes chegou para empurrar para o fundo do gol.
Outra boa jogada do Tiradentes veio com o meio campista Fanho que arriscou da entrada da área obrigando o goleiro Juninho a fez linda defesa espalmando para escanteio.
Na pressão o Tiradentes pressionava  Fanho bateu de fora da área o goleiro Juninho atento fez ótima defesa.
Jogada rápida do Tiradentes e Caio chutou forte da intermediaria e o goleiro Junhinho exigido foi buscar fez grande defesa.


Só dava Tiradentes, na bola parada sempre levava perigo, Di ganhou no alto e cabeceou para o gol e Robinho chegou atrasado, bola passou na cara do gol e saiu para fora.
O Tiradentes teve a chance de empatar na cobrança de escanteio bola ficou viva dentro da área do Palmeirinha e o atacante Weah bateu para fora.
E no fim do jogo o Tiradentes foi com tudo, na cobrança de falta Buiu bateu  e o zagueiro Romualdo cabeceou para o meio da área e o Di furou com o gol aberto perdendo o gol.



A única chance só Palmeirinha no jogo foi já nos acréscimos no contra-ataque a bola sobrou para Simon chegou batendo de primeira e a bola passou raspando a trave do goleiro Binha e saiu.
Com a boa vitoria o Palmeirinha quebrou o tabu e se classificou paras as quartas de final.
 




Campo Arena Claro Paraispolis – Zona Sul – SP
Data: 27/06/2015 – Hora: 15hrs30
Arbitro: Leonardo Moura
Assistente I: Silvio Feliesmino
Assistente II: Aleksandro Ischingi
Mesaria: Dayane Tavares
Gol: Fumaça (Palmeirinha)

EC Tiradentes Vila Curuça: 1- Binha; 2- Buiu, 3- Romualdo, 4- Vinicius, 5- Deto (16- Felipe), 13- Caio (17- Vinicius), 8-di, 25- Mailson (6- Roque), 20- Fanho, 11- Robinho e 9- Weah - Banco de reservas: 12- Dida; 14- Kekeu, 6- Roque, 16- Felipe, 17- Vinicius, 18- Leão, 19- Thiago - Técnico: Miltinho – Auxiliar: Boby


Associação Palmeirinha Paraisópolis:  12- Juninho; 2- Buiu, 3- André, 13- Berg, 5- Jonatans, 6- Paulo, 7- Tinho (20- Saulo), 8- Rodrigo, 19- Fumaça, 11- Jorge (15- Sassá), 30- Cocada (16- Simon) - Banco de reservas: 1- Fernandes; 14- Risadinha, 17- Peu, 3- Emerson, 15- Sassá, 20- Saulo, 16- Simon - Técnico: Bruno – Auxiliar: Benicio

Por Eduardo Lima - Fotos: Luciana Leal 

quinta-feira, 25 de junho de 2015

1ª Copa Itaipava 2015



Copa São Paulo Itaipava 2015 a várzea chega chegando


O futebol era considerado amador no Brasil no período de 1894/1932, época em que as federações estavam sendo fundadas e engatinhando no quesito organização. A partir de 1933 iniciou-se a profissionalização e o salário e venda de jogadores aos poucos foi fazendo parte dos clubes federados. Tempos difíceis, onde a elite comandava e segregava o futebol.  Clubes como o Fluminense-RJ ou Paulistano-SP eram para uso exclusivo da alta classe. Em contrapartida clubes como o Bangu-RJ e Vasco da Gama-RJ foram os pioneiros em aceitar operários e negros em seu plantel. 

Foto: Rodrigo Inácio (Cebola)
Em São Paulo início do século XX, os campos que ficavam no bairro da Várzea do Carmo, foram os primeiros a democratizar o futebol (surgiu daí o termo futebol de várzea). Nesses campos improvisados, independente de cor ou posição social, as pessoas realizavam suas partidas do “esporte bretão” trazido pelo inglês Charles Miller em 1894. Mas isso é história futebolística e esta nos anais, nos museus e nos livros...

Vamos dar um salto no tempo e voltar a atualidade. Hoje temos no chamado futebol de várzea, o que seria o espelho do futebol amador daquela época. Só que agora temos campeonatos tão organizados que se forem chamados de semiprofissionais, não seria nenhum absurdo. Desde a pioneira Copa Arizona (1974/1980) organizada pela Souza Cruz e Gazeta Esportiva passando pelo Desafio ao Galo, Copa Black Power, Copa Vitor Sapienza, Copa Metropolitana, Copa Negritude, Copa Nove de Julho, Copa Kaiser e a mais recente, Libertadores da Várzea.

Falemos então sobre a esperada 1ª Copa São Paulo Itaipava de Futebol Amador 2015 com data de estreia marcada para dia 26/07. Com 136 times inscritos divididos em 34 grupos de quatro times cada. O critério usado foi os 120 melhores colocados da última Copa Kaiser 2014 mais 16 times convidados. Já teve time que reclamou nas redes sociais e esse é o tom da copa, pressão e paixão juntas e misturadas. 

Foto: Reprodução site simmm
De cada grupo os dois melhores passam para a segunda fase (metade dos times de cada região). Lembrando que a região da Zona Leste ficou com 16 grupos de quatro times (totalizando 64) e as demais ficaram com seis grupos (totalizando 24 times pra cada região: Sul, Norte e Oeste). 

Porque a Copa Itaipava era tão esperada? primeiro a empresa por trás dessa empreitada é a experiente Evidência Promotions que já vem organizando desde os anos 80, campeonatos do Futebol Amador em São Paulo, dentre eles a famosa  Copa Kaiser. Na verdade o patrocínio mudou, mas organização continua. Vale ressaltar que quando citei “semiprofissional” pode-se dizer isso da atual  estrutura. Pois no campeonato existem regras, regulamento, patrocínio, departamento jurídico, reuniões, site oficial, documentação oficial dos times etc... 

Além da cervejaria Petrópolis/Itaipava quem dá um dos maiores avais para o campeonato é a Federação Paulista de Futebol que organiza principalmente a parte documental de jogadores e juízes. Outro patrocinador de peso será a marca esportiva Penalty, que esta na parte dos uniformes e na bola de jogo. Mas enfim o futebol varzeano é apaixonante, chega a ser contraditório certos momentos, uma peleja entre modernidade x romantismo. São tantos detalhes contemporâneos que as discussões sobre amadorismo e o quase profissionalismo nessa área é vasta. Os gramados são na maioria sintéticos (e alguns poucos valentes terrões). Os juízes que são federados, os mesários, a imprensa, a torcida uniformizada... e tem jogador que já recebe uma quantia em dinheiro por jogo ou por fase que o time passar. 

Falando em dinheiro, todo ano há um mistério sobre a premiação, já tivemos ônibus durante um ano para o vencedor e o mais comum é um caminhão de cerveja para a festa do campeão. Mas os diretores dos times concordam com uma questão, o prêmio mais valioso é o prestígio, o respeito  e o nome que se ganha ao ser campeão de um campeonato desse porte.  

Torcemos para que as ligas (independentes e federadas) conversem entre si, que os calendários concordem com suas respectivas temporadas.  Aí sonhando mais alto, quem sabe um dia essa copa e outras possam  organizar uma "copa dos campeões" em São Paulo. 
 

Acesse o link abaixo do site oficial e veja os grupos da 1ª Copa São Paulo Itaipava de Futebol Amador 2015


Texto: Marcelo S. Costa / Foto 1: Rodrigo Inácio (Cebola) - Foto 2: site www.simmm.com.br