quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

Documentário Histórias Que a Várzea Conta


Por: Marcelo Santos Costa

Hoje o Futebol da Quebrada vai abrir espaço para um vídeo sobre futebol de várzea. Existem muitos, desde documentários (Contos da Várzea - Diego Viñas) e (Várzea A Bola Rolada na Beira do Coração – Akins Kinte); filmes (Futebol de Várzea – Marc Dourdin) e (Várzea Futebol da Minha Quebrada – Stephanie Darmani); e séries (Várzea F.C. - History Channel). Quando fiz a faculdade de jornalismo, sempre me interessei por cultura em geral e vejo no futebol de várzea algo alternativo, que vai além do esporte.

Fui criado em periferia e vivenciei  a paixão que o futebol exercia em todos por ali. Sempre estava nas beiras dos terrões para ver as batalhas entre os times da região, no caso Pedreira, zona Sul de São Paulo. Precisando fazer um mini documentário para uma matéria, não hesitei e plantei essa ideia entre meus amigos de grupo, Camila Andrade e Almir Santos. Almir um santista saudosista e sarcástico, Camila uma palmeirense apaixonada e eu São Paulino forjado na década de 80. 

Como eu já gostava do assunto, foi fácil voltar as ruas que morei e correr atrás de alguns personagens pra bater um papo. O doc se chama Histórias Que a Várzea Conta e foi filmado em 2013, é algo amador e improvisado. Assim como uma pelada num terrão, dos com camisa versus os sem camisa, é  apenas um trabalho de faculdade, mas foi feito com muito carinho. E resolvi postá-lo, já que estava solitário numa pasta de computador e serve como homenagem ao futebol da nossa quebrada. Por ordem de aparição, as entrevistas foram com Manduba do Unidos da Doze/Pq Dorotéia, Quinzinho do ABC/Pq Dorotéia, Adão do Dragões/Pq Dorotéia, Luiz Carlos Ladeia (autor do livro A Várzea que Eu Vi) e Sérgio Ricardo do Pioneer/Vila Guacuri.



ABAIXO O DOCUMENTÁRIO 





Nenhum comentário:

Postar um comentário