quarta-feira, 9 de maio de 2018

R18 Futebol e Resenha acreditando num sonho



A série Times da Várzea fala agora com um pessoal da zona Sul

Como a maioria dos times de várzea o do R18 começou com um grupo de amigos se reunindo e fundando um time para dar continuidade a tradição do futebol no bairro. E em 28 e junho de 2008 nascia o R18 Futebol e Resenha, a sigla significa Rua Dezoito, mais precisamente a Rua Delfim do Prata no Jardim Santa Terezinha , zona Sul de São Paulo.  




Na época havia um time chamado Estrela Futebol Clube, que era muito tradicional e onde passaram vários craques da região como Charlton, João, Bira, Telão e Nego Tim. Mas na área também tinham outros times bons como o SAG do Parque Primavera, o Itatinga da dupla Formigão e Ressaca, time esse que depois virou o Cordeiros da dupla varzeana Cotô e Mariano  (fundadores do Pingaiada).




Nas cores da primeira criação do R18 optaram pelo laranja, branco e preto, depois na segunda geração usaram o azul claro, uma singela homenagem ao Estrela, o laranja  uma das cores originais do início e o dourado por ser uma cor pouco utilizada pelos times.


Antigo escudo

Novo escudo



Os amigos já tinham percebido o potencial na equipe formada,  pois no ano de fundação, nos amistosos as vitórias estavam acontecendo. Uma delas contra os associados da S.E. Palmeiras no campo de treinamento na Barra Funda, onde venceram por 5x3. E também começaram a participar de torneios e festivais. Por exemplo chegaram até as quartas de final da Copa Santa Amélia, uma competição bem difícil da região. Depois  em 2009 foram vice campeões da Copa Dorotéia ao perder para o Guarani da Vila Missionária.




Curiosidade é que o time parou suas atividades no final de 2010 voltando em 2017, com isso existem dois escudos oficiais, o clássico da fundação criado por Marcelo Romano e o novo que marcou a volta, criação de Paulo Paulada. 







Falando em volta, em 2017 foram 20 partidas e o ótimo saldo de 15 vitórias, dois empates e três derrotas. O ano de 2017 marcou também a bela participação na Copa do Boi onde o time perdeu nas quartas de final nos pênaltis para o time da casa o PSA (Parque Sto Antonio) que foi o campeão. O time costuma mandar seus jogos no complexo "7 Campos" no Itatinga e em algumas ocasiões na Arena Santa Amélia.



Os fundadores em 2008 foram Jefferson (BNA), Bruno Melô, Catarino, Marcão, Metrô e Gilmar. Na volta as atividades em 2017 participaram Kaverna, Bruninho, Marcão, Vinícius e Everton Neguinho.




Os primeiros atletas que passaram pelo time foram:        Gilmar (goleiro/diretor), Magaiver (zaga),Esquerda (lateral), Diego Testa (volante), Thiago (volante), Formigão (meia), Roni (atacante), Jefferson Banana (atacante), Zé (goleiro), , Catarino (diretor), Kalunga, Vinicius (meia), Metrô (diretor)  e Kalunga (técnico).




Atualmente há uma junção de alguns fundadores e a nova geração do R18 tais como: Felipe Zoio, Jairo (atacante), Diogo (lateral/meia), Melô (zaga/diretor), Maurinho, Renan Cabeça, Brunão,  Bruninho (lateral), Dieguinho (lateral), Everton Neguinho (volante), Gercino (lateral),  William (atacante), Marcão (diretor) e Reni Kaverna (diretor).




Mas é isso aí, uma mistura de tradição e modernidade, amizade e comprometimento que geram conquistas, essa é a meta do time do R18 Futebol e Resenha.

Por Marcelo Santos Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário