quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

Vamos palpitar, a equipe do blog Futebol da Quebrada faz suas análises



O blog Futebol da Quebrada como sempre arrumando sarna pra se coçar, mas nem tanto. Os amigos sabem que nossos prognósticos são baseados em emoção e conhecimento varzeano. Mas o esporte é o mesmo que apaixona milhões, por isso nem sempre o que é, é o que parece ser, entendeu? Não? Beleza! a intenção era essa!


Não somos videntes e as análises valem sempre como exercício e uma séria brincadeira entre amigos. Deixando claro que não torcemos mais para um, nem para outro, o nosso interesse é o futebol de várzea vencer. Por isso antes de nos bombardear, são apenas humildes palpites, não levem ao pé da letra tudo que lerem aqui. Decerto vamos errar e acertar, é normal, o que queremos mesmo é que vocês participem também, diga aí qual dos grupos pra você é o mais difícil? Quem será a surpresa do campeonato? As zebras? Os mais indicados a levantar o título?. 

Bom, um dos fatores diferentes da 2ª Super Copa Pioneer, para nós do blog Futebol da Quebrada é que estão participando alguns times aos quais acompanhamos jogar poucas vezes pela várzea. Por falta de tempo mesmo da nossa parte e também o futebol varzeano é muito vasto com milhares de equipes, é humanamente impossível acompanhar tudo o que esta acontecendo. 


Fazendo uma comparação com esses times “novos” e tirando as devidas proporções, seria como aqueles desconhecidos do grande público mas que conseguem vaga na Libertadores ou Copa da UEFA. Aqui podemos dizer o mesmo, já que pode ser que impressão é de que são pouco conhecidos, mas não é bem por aí, são respeitados e conhecidíssimos no seu bairro e se entraram na disputa, agora é pra valer!. Os dois primeiros de cada grupo passam para a fase eliminatória.

Bom é isso, “bora palpitar”.

SEDE DOROTEIA

Grupo A

Muito provável que o São Carlos agarre o primeiro lugar no grupo. E o palpite é que o Elba fique em segundo, jogo chave na abertura entre os dois.

Biqueira/Vila Maria Zona Norte tem muitos times bons, o Biqueira por exemplo foi campeão da Copa Flamengo da Vila Maria em 2016 e vice da Copa Kaxangá 2015. É um time aguerrido e podemos esperar muita vontade.



Jardim São Carlos O atual campeão da Copa Pioneer (2016) é um dos poderosos da Leste. Investe e arma ótimos elencos, tem que ser colocado como favorito ao bicampeonato. Na Bifarma 2016 caiu nas oitavas e já ligou o sinal de alerta.



Jardim Elba O time da naja sempre figurou entre os bam bam bans da várzea. Em 2016 disputou a Copa Leidiane mas não passou de fase. Porém a cobra da leste vem louca para dar o bote. Costuma ser um time cascudo com boa torcida.




Ressaca/Vila Rubi Em 2016 o time tomou parte de várias competições na várzea. Não ganhou nenhuma delas, mas fez seu papel, participou e honrou os compromissos. Por exemplo chegou até as oitavas da 28ª Copa Anhanguera e teve participação razoável na Copa Liga Interlagos que dava vaga pra Bifarma. Isso serviu de lição e agora o time vem com mais vontade de melhorar.


Grupo B

Desse grupo podemos colocar como favoritos a passar o Batti Fácil e o Palmeirinha. O Levanta vem por fora e vai depender do confronto direto com os líderes, se conseguir arrancar pontos pode beliscar a vaga também.


Batti Fácil/Vila Nhocuné Desde 1991 o Batti vem mostrando seu futebol na várzea. Em 2016 foi vice da região da Zona Leste pela Copa Nove de Julho, chegou na semifinal da Copa da Paz e foi vice da Copa Negritude. É um time bom, tem que ser respeitado.




Levanta Poeira/Taboão da Serra O Levanta participou esse ano da Copa Rebote e saiu na semifinal. O time tem boas peças no ataque e pode receber reforços, na várzea também tem as janelas de transferências, mesmo que de maneira diferenciada.




Palmeirinha/Paraisópolis O verdão de Paraisópolis também vem formando bons times. Foi campeão da Copa da Paz 2015, acabou de ser campeão da 20ª Copa Leões 2016 e da 33ª Copa Paraisópolis. Se manter a base, pode ser colocado ali entre um dos favoritos a ficar entre os dez primeiros. 





Vila Nova/Pq Fernanda Mais um representante da Sul, fundado em 1992 o Vila vem conquistando seu espaço. E a Copa Pionner é um ótima competição para mostrar seu time e bairro. Foram vice campeões no veterano na Copa do Chopp em 2016. Vai depender muito de resultados positivos contra os favoritos para surpreender. Vai ter que agir como seu mascote Sonic nos games, correr e muito...

Grupo C

Favela deve passar e a outra vaga colocaríamos Albano e Beira Rio brigando ponto a ponto


Vila Albano Da Zona Oeste, desde 2002 a equipe esta na área, não por acaso que se auto denominam o “pesadeloeste” e o seu “mascote” é o Freddy Krueger. Montam bons times e tiram o sono dos concorrentes. Costumam estar em vários campeonatos e já adquiriram uma boa experiência.




Favela/Heliópolis Um dos mais novos da competição (fundado em 2013).  Mas o Favela já conquistou seu espaço e respeito. Em 2015 ganhou a Copa Nove de Julho e em 2017 se tudo correr naturalmente, vão investir num bom elenco. 




Esperança/Jardim São Rafael Time da zona Sul, onde por trás há uma diretoria que entende de várzea, portanto pode-se esperar um bom campeonato do Esperança. Tudo depende da base montada se entrosar a tempo.




Beira Rio/Vila Brasilina Tradicional na várzea o Beira, perdão pelo trocadilho, vem sempre nas beiradas, mas belisca suas taças nos campos da vida. Por isso o time já tem uma boa organização e vai depender das peças que conseguiu para se entenderem em campo.



Grupo D

Grupo complicadinho também, o Rainettes leva pequena vantagem, porém a segunda vaga pode ter surpresa.

Rainettes/Real Parque: O leão vem ocupando seu espaço na várzea desde 2001. Em 2013 foi campeão da Copa Paraisópolis/Tim. Já ano passado chegaram até a fase mata mata da Copa Garanhão.  Esta com um time bem montado.






Vic Vic/Vila Prudente O Vic Vic vem com confiança e quer ir longe na competição, pois na primeira edição não foram tão bem como esperavam. Ano passado eles foram vice campeões da Copa Nunes Peixeiro.







Aliança/Parque Europa O Aliança vem da zona Sul de São Paulo e nesse 2017 quer se firmar para repetir bons ventos. Em 2015 eles foram tricampeões da Copa Caveirinha. Se depender da comunidade e da sua torcida uniformizada, Aliloucura, eles vão jogar de igual pra igual.




Unidos/Jardim Maristela Velho conhecido da várzea o Maristela sempre entra com equilíbrio nos campeonatos. É bom sempre ficar de olho pois costuma arrancar preciosos pontos dos favoritos. Em 2016 foram vice campeões da Copa Represa Nova.




Grupo E

Palpite que passa o Leões e o Vila Remo, porém o time da casa CDC Dorotéia vem de mansinho. 


Leões da Geolândia/Vila Medeiros O time da zona Norte foi campeão da Copa Metropolitana em 2005 e Copa Kaiser em 2013, sendo vice em 2014. Em 2016 o time jogou poucas competições, portanto esta numa fase de reformulação, mas sempre é bom respeitar.



(Saiu da competição) Renascente/Jd Umuarama Desde da Copa Kaiser o time vinha participando de importantes competições. Foi vice em 2016 da 33ª Copa Paraisópolis e na Copa Pioneer teria que se desdobrar para ir adiante, não era favorito do grupo.



D’avila/Osasco: Sabemos pouco sobre o time do Jardim D’avila, mas eles participam da liga amadora de Osasco, que é forte. Em 2016 chegou até as oitavas de final da Copa da Paz. Após a desistência do Renascente/Americanópolis, o destino quis que entrassem num campeonato forte como esse, se vieram , estão na briga , pode ter certeza.



CDC Doroteia/Pedreira É o time literalmente da casa, pois leva o nome de um dos CDCs em que será disputado a Copa Pioneer. Reúne os boleiros  oriundos dos times da área. Surpreendeu a todos ao ser vice campeão em 2016. Esse ano houve mudanças no elenco e chegaram outros experientes. Tem a torcida local que vai lotar a arena,  jogando a seu favor, se conseguir repetir a campanha do ano passado já será um feito e tanto. 


Vila Remo O time formou um bom esquadrão em 2016, ganhou a Copa Ouro Preto e chegou as quartas da Copa Colorado. Em 2017 quer ir longe na Copa Pioneer, para isso conta com o elenco que esta numa crescente na zona Sul.





Grupo F

Grupo da morte detectado! Aqui qualquer palpite será uma loteria, mas não vamos ficar em cima do muro: Favela e Ajax avançam. 


Ajax/Vila Rica Se tem um time que dispensa apresentação esse é o Ajax, gigante da várzea, o famoso Lobão. Na 1ª Copa Pioneer esperava-se mais deles, mas saíram precocemente. Em 2016 o time não conseguiu beliscar nenhuma taça, porém a Pioneer pode ser o recomeço de glórias, vamos esperar.




SE Coroado/Guaianases Costuma formar bons times, também Zona Leste né. O Coroado vem com tudo e quer literalmente coroar a equipe com uma orelhuda dessas da Copa Pioneer. Porém o caminho será espinhoso.






SDX/Cidade Tiradentes O Papa Léguas chega como um dos favoritos ao título. Time encardido de se jogar, pois se for no talento eles tem, se for no jogo duro, tem também. Arma bons elencos, porém o perigo é que esse grupo promete ser um dos mais equilibrados.






GR Favela/Guacuri O time é pesado, torcida fanática e com laços estreitos com a comunidade, por conta das festas da Paz no dia das crianças em que sempre foi presença forte na organização com  o saudoso Tico. O time foi campeão da 1ª Divisão de Diadema em 2016 e mesmo caindo num grupo fortíssimo há chances de uma vaga.



Grupo G

Filhos da Terra passa e a segunda vaga entre Anhanguera e Barça

Barcelona/Osasco Outro polo do futebol varzeano que tem muita coisa rolando é no município de Osasco. O Barcelona tem 20 anos de atividade e vem para ser a pedra no sapato, participou da primeira edição e agora já sabem mais ou menos como se portar para ir além das expectativas.




Filhos da Terra/Parque Novo Santo Amaro O time vem ganhando bastante espaço na várzea e quer mostrar seu valor. Foi campeão invicto da Copa Macaca 2016. Porém vai ser preciso manter a base, se isso acontecer pode chegar bem longe, caso contrário terá que se entrosar de novo e a tarefa ser bem mais árdua.



AR Anhanguera/Campo Grande Anhanguera velho conhecido da várzea, sempre entra sério nas disputas. Se depender da garra o time passa, mas o entrosamento contará mais. O time tem a figura do Paulão que é um daqueles aglutinadores e sempre organiza competições na várzea.




EC Santa Lúcia/Vila Guacuri O time é antigo, existe desde 1972 e é do mesmo bairro do Só o Pó e Leões do Morro, pode ser que receba um apoio destes. Joga em casa ao lado dos torcedores, mesmo sendo difícil passar, vai apostar todas suas fichas.





Grupo H

Aqui podemos colocar como favoritos o Regina e o Milianos


EC Jardim Regina Os jogos do Regina sempre foram de encher os olhos, pode esperar muito suor da rapaziada. Eles foram campeões em 2016 da 1ª Copa Garanhão e vem embalados pra levar pra casa a orelhuda da champions league da várzea.





Trinta F.C/Cidade Tiradentes Caiu num grupo difícil, mas como futebol é onze contra onze, tudo pode acontecer. Na primeira edição da Pioneer eles tiveram uma participação não muito boa. A meta é ir além e deixar uma boa impressão em 2017.





ADC Milianos/Jardim. Rosana Bom time, sempre entra bem, conta com bons jogadores no elenco. Chegou até as quartas na Copa Bifarma 2016 perdendo justamente para o Pioneer. O ano de 2017 será de recomeço para o time que ficou de luto após perder os amigos PC e Debão.






AE Manchester/Vila Guacuri Time do bairro local que vai contar com a torcida a favor, porém as coisas não serão fáceis para o Manchester. Terá que arrancar pontos do Jardim Regina e Milianos se quiser passar da fase de grupos.




SEDE SANTA AMÉLIA

Grupo A

Grupo de difícil análise, mas no chutômetro passa o Intermenck e o Brasília


Tradição/Juta O bairro do Juta fica na Zona Leste e o Tradição vai fazer praticamente uma viagem para realizar seus jogos. Isso dependendo da situação pode até ser uma motivação. Mas nunca se deve menosprezar a Z/L.






Brasília/Jardim São Luís O Brasília do São Luiz é um time que existe há muito tempo, desde os anos 80 se ouve falar na rapaziada. Em 2016 estavam na 9ª Copa da Paz e 20ª Copa Leões da zona Sul em ambas ficaram com o vice campeonato. Porém foram campeões da Copa Colorado 2016. Se manterem a mesma base, que esta entrosada, de repente a Copa Pioneer é a competição certeira para o time.


Intermenck/Osasco Em Osasco o futebol de várzea é bem falado, com boas equipes e o Intermenck pode ser a que vai surpreender. Foi vice campeão da 6ª Copa Nove de Julho de 2016. Seria uma daquelas apostas para ficar entre os dez primeiros lugares na competição.




Brasileirinho/Morro do Índio Time joga sem pressão ou seja vai pra cima. Participou da Copa Macaca em 2016 e saiu nas quartas. Vai fazer um bom embate contra o Brasília, já que são da Zona Sul. Corre por fora pela vaga.




Grupo B

Vai rolar um equilíbrio, mas achamos que vão lutar pela liderança o Domitila e o Festpan 


Moleque Travesso/Jardim Planalto Esse nome é bem usado na várzea com outros times também o usando. Mas cada qual quer defender o seu “Moleque” e o do Jardim Planalto que foi fundado em junho de 2003, vem caminhando pra ser a surpresa do grupo. Em 2016 o time chegou até a semifinal da Copa Nove de Julho.




Domitila/Pirituba Pirituba assim que é! Domitila já tem seu nome na várzea e pode usar esse peso na camisa pra passar de fase. A equipe foi campeã da Copa Pirituba em agosto de 2016.





Festpan/Heliópolis O Festpan do dirigente Negão, sempre entra bem nas competições. Organização e união, podem ser os ingredientes para beliscar uma vaga. Foi tricampeão da Copa Vila Carioca em 2016.

Sky Loco/Vila Guacuri Com a desistência do forte Pão Caseiro o Sky Loco estava na fila de espera e agora é a hora de voar. Lembro de um jogo deles na Copa Zona Sul 2010 em que chegaram ate as quartas de final, portanto o não é um time qualquer.



(Saiu da competição) Pão Caseiro/Ipiranga O Pão era o favorito pra passar no grupo, seria interessante o confronto com o Festpan, um clássico da Zona Sul. Foi o campeão geral da Copa Anhanguera em 2015. Já em 2016 na parceria que fez com o time Nacional/Diadema ganhou a 6ª Copa Nove de Julho. E é campeão 2016 da Copa Bola Preta.

Grupo C

Baseados na lógica, que não existe no futebol, cravamos que passam o Bafômetro e R2, mas os Dragões tem time pra brigar pela vaga.


Dragões/Jardim Educandário Dragões outro nome bem usado na várzea, se procurar vai achar no mínimo uns três conhecidos. Mas o do Jardim Educandário vem forte, principalmente depois do que mostrou na Copa da Paz.




Bafômetro/Heliópolis Esse também sempre que entra na disputa dá um trabalho... jogam com muita vontade e se deixarem eles crescem, passam de fase...E a comunidade do Helipa respira futebol de várzea.





Os da Poltrona/Pirituba Confessamos aqui, que não cobrimos nenhum jogo deles por enquanto, por esse fator surpresa pode ajudar. Só esperando pra ver o que vai aprontar os da poltrona, já que esta (ô da poltrona!) era um jargão usado por  Didi Mocó da trupe Os Trapalhões que aprontavam muito também.



R-2 Debony/Pedreira O Debony esta numa espécie de remontagem, mas sempre consegue armar bons times e joga ao lado de sua torcida. Esse ano fez uma parceria com a equipe do EC DER de São Bernardo do Campo e vai ficar mais forte.




Grupo D

Podem pensar que não, mas esse grupo vai ser complicado. Por puro palpite no escuro, passam Galo e Cruzeiro.

Cruzeiro/Itapecerica da Serra O Cruzeiro em 2016 chegou até a semi da Copa Garanhão. O que a gente sabe é que estão montando uma boa base. Nos bastidores já ouvi uns dois ou três jogadores bons dizendo que estão querendo fechar por lá. O time tem em sua diretoria o ex-jogador do São Paulo Fábio Simplício.



Colorado/Parque América Time tradicional da região do Grajaú, fundado em 25/01/1982. O Colorado chegou nas oitavas da Bifarma em 2016 e foi campeão do Jogos da Cidade 2016 regional Capela do Socorro. Entre altos e baixos esse ano vem com um elenco jogando junto ao longo dessa temporada, tem chance.





Vila Fundão/Capão Redondo Um dos times que mais apareceram nos últimos cinco anos na várzea. Isso se da muito a sua ligação com o rap e com o samba. Camisetas, adesivos e bonés alaranjados do time são vistos com frequência nas ruas da periferia. Esse carinho por onde passam pode ser um impulso a mais nos jogos e quem sabe beliscar uma vaga na fase eliminatória..




Galo Real/Jardim Ângela O técnico Giba esta começando os trabalhos no Galo, mas é um cara aglutinador e pode conseguir boas peças pro elenco, fora que o Galo é falado na várzea sul. Acredito que é um dos favoritos do grupo e se investir pode chegar longe.




Grupo E

Acreditamos que os quatro times brigarão ponto a ponto pela vaga, o Botafogo pode ser considerado um pouco mais favorito pela tradição.

Grêmio Botafogo de Guaianases Olha só quem tá na área! o Bota!, é time bom, um daqueles papa títulos da várzea e tem tradição. Só pra citar: Campeão da Copa Kaiser 97 e Copa Metropolitana 2006. É camisa que enverga o varal, ano passado (2016) o Botafogo foi campeão geral dos Jogos da Cidade SP.  A base tem um time bem jovem, aguerrido e de bom entrosamento.

Dragões/Jardim Bandeirantes Dragões vem por fora, mas não pensem que estão de bobeira, pode ser  o que vai beliscar uma das vagas do grupo. Foram campeões da Copa Manga Rosa e Copa Represa em 2016 e tem time pra chegar.





América do Sul/São Caetano Esses times que são de fora da capital são os mais aptos a surpreender, porque no ABCD por exemplo, o futebol amador esta movimentadíssimo ultimamente e podem colher os frutos quando participam de copas em outras regiões.O América do Sul é de 1947! E tem a atração do seu técnico ser o ex jogador profissional Anderson Lima.



Real Primavera/Parque Primavera Time do bairro próximo, torcida vai vir junto com certeza, o Real fez boa campanha na Copa Dorotéia, já tem uma base jogando junto e isso pode ser um ponto a favor. Vai depender muito se conseguir arrancar pontos dos adversários.




Grupo F

Pode ser considerado um grupo da morte também, o Jardim Brasil um pouquinho a frente com os outros lutando entre si.

Jardim Brasil O time vem conquistando alguns títulos recentes como Libertadores da Várzea de 2014. E em 2016 fez uma boa campanha e acabou como vice da Copa Bifarma. Mas não é só isso, vem demonstrando força com um time entrosado. É um daqueles favoritos ao título.




Tiradentes/Vila Curuçá Outro dos grandes da várzea, consegue armar bons times com algumas peças da própria zona Leste. Segura o The Flash! Em 2016 fizeram boa campanha na Copa G8.





Raça Ruim/Vila Matilde Sempre figurou bem nas copas e festivais da várzea, párea indigesto pra quem joga contra. O time do mascote Zeca Urubu em 2016 participou de torneios importantes, como Copa Anhanguera, Bifarma, Copa AE Sedex e Copa da Paz, mas não conseguiu o título.





Ajax/Jardim São Jorge Ano passado participaram de várias competições, ganharam entrosamento e foram campeões invictos da Copa CDC Vila Missionária. Mas vai depender mesmo das negociações de peças chaves para o elenco. Se conseguir manter pode ir longe.



Grupo G

Se não houver surpresa passa Nízia e Katados

Unidos do Nízia Um time da várzea sul, já ouvimos falar muito do Nizia. Foi vice campeã da Liga Paulistana de Futebol mas isso em 2009. Já esta na hora do Nizia ganhar mais um titulo de expressão na várzea. E experiência por trás é o que não falta, que o diga o Paulão Gordo.





Três Gerações/Parelheiros Pouco se sabe sobre a equipe, bom pra eles que vem devagar, malandramente. Pode ser considerada a zebra do grupo.






Katados/Jardim Iporanga O time vem sendo elogiado e  fazendo bons jogos pelos lados da zona Sul,  Iporanga/Grajaú/Cidade Dutra, e esta unido.  Foi vice Campeão da Copa Garanhão no ano de 2016.






Os Malinos/Vila Missionária O time é o mais novo da competição (fundado em 12/02/2016). Os Malinos participaram da 10ª Copa CDC V. Missionaria em 2016 mas saíram na primeira fase. O nome vem do apelido que os mais velhos botaram nos meninos da rua...ou seja meninos malinos, levados, travessos.




Grupo H

Grupo bem difícil esse, já que tem o time da sede, mas o palpite do futebol da quebrada é o Baffô  em primeiro, com Amália, Santa Amélia e Napoli brigando pela segunda vaga.


Napoli/Vila Industrial Grandão da várzea o Napoli sempre foi uma potência nos campeonatos que entrou. A torcida Máfia Azul é uma das mais organizadas e agitadas da várzea. A raposa esse ano não é favorita ao título, mas tem camisa pra chegar e isso pesa nas horas decisivas.




União Amália/Vila Prudente Vila Prudente também tem bons times, a comunidade ali gosta de futebol de várzea e de...muito samba. O time organiza uma roda de samba tradicional em sua sede. O mascote da torcida dos Amalianos é a Quadrilha da Morte, personagens do antigo desenho Corrida Maluca. Vem com humildade mas com objetivo que é a taça.




Santa Amélia/Pedreira Joga com toda torcida a favor na sua sede que foi reformada e reinaugurada recentemente, esta empolgado a voltar o anos dourados que viveu na metade dos anos 90. Um time de tradição (desde 69) bem falado e respeitado na várzea.




Turma do Baffô/Jardim Clímax O time já tem seu nome escrito na várzea e agora quer manter essa tradição de sempre entrar para brigar pelo titulo. Nunca se pode menosprezar o Baffô, porque consegue formar bons elencos e provou seu valor ao longo dos anos ao chegar em duas finais da Copa Kaiser por exemplo.



Formato

Serão 64 equipes divididas em 16 grupos com quatro times cada. Duas sedes que ficarão cada com 32 equipes; A sede vermelha será no Santa Amélia e a azul no CDC Parque Dorotéia. Seis jogos por grupo e se classificam os dois primeiros colocados, formando as oitavas-de-final, onde os confrontos passam a ser eliminatórios até a grande final. Em caso de empate entre um ou mais times na primeira fase, os critérios de desempate são: Número de vitórias, saldo de gols, confronto direto, gols pró, menos gols sofridos, cartões vermelhos, cartões amarelos e sorteio.

Premiação

Como teremos mais equipes, a premiação também será maior. Além da ‘Orelhuda’, o campeão levará para casa medalhas, além de R$ 30 mil. O vice ficará com medalhas e R$ 10 mil, além de um uniforme completo da Uniex para os finalistas e também para os dois semifinalistas.

Por: Eduardo Lima e Marcelo Santos Costa.

6 comentários:

  1. Belo trabalho, análises muito bem fundamentadas e palpites interessantes, sensacional, parabéns!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. jadson sabemos que vc é um artista no web design e muito nos honra ter sua visita e parabéns também a voce pelo trabalho gráfico da super copa Pioneer!

      Excluir
  2. Parabéns, vcs conseguem nos deixar inteirado sobre como vai ser essa grande Copa, acompanhei de perto o ano passado e esse ano não vai ser diferente, um espetáculo à parte.

    ResponderExcluir
  3. Dudú e Tchelo, os comentários foram excelentes e muito esclarecedores! Parabéns pelo trabalho! Vai ter um site para acompanhar? Marcelo Bezerra

    ResponderExcluir
  4. Marcelo Bezerra muito obrigado pela visita, não tem um site oficial da competiçao, mas na medida do possível colocaremos matérias sobre.

    ResponderExcluir
  5. fabio são comentarios como o seu que nos levam a crer que estamos no caminho certo. Obrigado!

    ResponderExcluir