sábado, 12 de novembro de 2016

Tiago mais um guerreiro da várzea

O nome dele é Tiago Ferreira,também conhecido como Tiago Arts, tem 32 anos e é mais um desses guerreiros da várzea, que lutam no seu cotidiano para o bem estar através do lazer e do esporte na periferia. São pessoas como ele, que com atitude, conseguem correr pelo certo. E o seu jeito de fazer isso foi através do futebol e dos jovens. Tiago por iniciativa própria juntou uma molecada de 15 a 17 anos para formar um time, o local escolhido foi o “Sete Campos”. Que fica  próximo a favela Pantanal, na Pedreira, bairro longínquo que beira a represa Billings na zona Sul de São Paulo.


Tiago ao centro recebendo o troféu


Ele nos disse que tudo surgiu observando uma brincadeira simples de “golzinhos”, aquela em que colocamos um par de chinelos como traves. Nesse improviso ele viu crianças correndo atrás da bola como se ela fosse um sonho, uma direção real.

O próprio Tiago fala que o “projeto” nem tem nome ainda, era para se chamar Pé de Moleke, mas não colocaram oficialmente ainda. “É algo tímido, pequeno e que não tem nenhuma obsessão de ser grandioso, o que importa é fazer o máximo possível para o pessoal da comunidade mesmo” frisou. O único apoio que recebe é que pode usar o logotipo e o nome do time Atlético Pantanal. E o pagamento é a satisfação dos meninos que estão jogando bola, o sorriso no rosto e a consciência de estar fazendo algo correto.

E sua ligação com o futebol varzeano vai mais além, pois também trabalha em comunicação visual e criou entre outros o logotipo do time e design da camisa do Atlético Pantanal e o logo do Cornetas da Bola.

 “Eu tento encaminhar essa molecada para o caminho do bem, por que na favela não se tem muitas opções, eu não quero vê-los escolhendo o caminho fácil do crime, das drogas, passando madrugadas em pancadões...” nos contou Tiago. Ele gostaria que alguma autoridade do governo olhasse pelo morro onde mora e fizesse um campo, um CDC (Clube da Comunidade) para os times locais. 
Os garotos representando o Atlético Pantanal

No time que ele formou, há algumas regras básicas para participar, e Tiago faz questão de passar esses valores como; a disciplina, companheirismo, respeito ao próximo, dedicação, educação, integração com a família e o trabalho em equipe.  O projeto por enquanto é um sonho pessoal de Tiago e sabemos o quão difícil é o começo,  sozinho, sem patrocínio e sem um suporte, mas ele tem garra.  

Através do esporte ele deseja que os sonhos se tornem palpáveis e que esses jovens evoluam e tenham outras alternativas na vida. Palavras do próprio Tiago: “O futuro está nas sementes que plantamos, e hoje estamos trabalhando para que estas sementes deem belos frutos no futuro”. Quem quiser entrar em contato basta ir na pagina do Facebook do Atlético Pantanal e deixar mensagem. 


Por Marcelo S. Costa/Eduardo Lima - Fotos: Arquivo Pessoal

3 comentários:

  1. Adorei sinceramente sem palavras para descrever o que o Thiago fez e ainda faz por nós só tenho a agradecer. Tamos juntos ATLÉTICO PANTANAL 💙⚽

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Alessandro pelo retorno e isso aí, temos que dar força a quem merece!

      Excluir
  2. Conheço muito bem o Tiago , e sei oque ele tá passando pra levantar esse projeto , e tirar os nossos jovens das ruas e das drogas...
    Mas infelizmente sem nenhum patrocino não está sendo nada fácil , mas a fé e a persistência dele é inabalável.
    Esse grande guerreiro está tirando muito jovens das ruas da favela, e mostrando o caminho certo através do futebol , com seu time de molecada que acorda cedo nos finais de semana pra correr atrás dos seus objetivos e sonhos.. e seguir em um único caminho de virar um jogador profissional , saído diretamente da várzea.

    Parabéns Tiago (Atlético do Pantanal)

    ResponderExcluir